COMO ESCOLHER O MELHOR VENTURE CAPITAL PARA STARTUP?

outubro 8, 2018

Jorge Advogados

, , , , , ,


O venture capital para startup é mais um dos modelos de financiamento para negócios em desenvolvimento. E como as outras possibilidades já demonstradas neste blog, nos artigos anteriores, tem características bem específicas, vantagens e desvantagens para os empreendedores que buscam recursos. Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre venture capital para startup antes de assinar um contrato!

O que é venture capital para startup?

É um fundo que investe em empresas com potencial para se tornarem gigantescas e dominarem o mercado. Ele não busca, apenas, uma companhia que fará sucesso, mas sim uma ideia capaz de encabeçar uma categoria, ser referência global ou revolucionar todo o mercado. Um Netflix, um Uber, um Spotify. Ele quer construir um “unicórnio”, um negócio capaz de valer mais de US$ 1 bilhão em 10 anos. Um Nubank, por exemplo. Então, se um venture capital para startup escolher destinar recursos para a sua empresa, é um excelente sinal. Você já pode começar a comemorar, pois gente muito experiente e capacitada vem para avaliar oportunidades e viu futuro na sua ideia.

Quais são os recursos investidos pelo venture capital para startup?

O fundo, geralmente, não tem recursos próprios. Ele administra dinheiro de bancos voltados para o investimento, ou de famílias milionárias, e até de gente famosa com capital de sobra, como jogadores de futebol (nível futebol europeu de primeira linha, ok?) e astros do cinema americano. Os ricos colocam dinheiro no fundo de venture capital porque buscam uma rentabilidade superior aos dos investimentos tradicionais. A expectativa é lucrar de 20% a 30% ao ano.

Como escolher um venture capital para startup?

Bom, se o seu negócio estiver em condições de escolher, é preciso ficar atento a algumas características dos investidores. O fundo pode ser especializado em um modelo de negócios, como e-commerce, e a sua ideia é um software. Será que, além de dinheiro, os investidores poderão ajudar com “Smart Money”, ou seja, com inteligência para desenvolver o negócio, se não conhecem o modelo a fundo?

Aliás, mesmo que a especialidade do venture capital for a mesma que a da sua startup, o fundo está disposto a contribuir com algo mais do que recursos financeiros? Ele quer colocar a mão na massa, participar da evolução do negócio, ou só depositar o dinheiro na sua conta? E você, empreendedor? Quer só o capital ou também deseja ter mais um braço de inteligência palpitando e criando?

Só refletindo sobre todas essas questões será possível escolher o melhor venture capital para startup ou o mais adequado aos seus planos.

E conseguir dinheiro é fácil assim?

Pelo contrário. Sua ideia pode ser genial e não conseguir recursos, caso a empresa não tenha talentos suficientes, ou você e seus sócios sejam vistos como empreendedores sem visão de futuro, ou sem habilidade para trabalhar em conjunto. Fundos de venture capital para startup avaliam a maturidade do negócio e das pessoas envolvidas. Analisam todas as estatísticas da empresa. Aliás, se não houver um bom plano de negócios, e métricas gerando dados para uma análise minuciosa, suas chances de conseguir dinheiro ficam bem reduzidas.

JORGE ADVOGADOS
O escritório Jorge Advogados tem especialistas em direito empresarial e assessoria para startups. Conheça outros modelos de investimento, como o investidor anjo, o crowdfunding e o mútuo conversível. E se tiver qualquer dúvida, pode falar com nossos advogados agora mesmo!

Compartilhar noticias: